Thursday, December 06, 2007

CONTAS À MODA DO PORTO

Vítor Reis elogia no Quarta República o objectivo proposto por Rui Rio no orçamento da Câmara Municipal do Porto, orçamento que fatalmente foi rejeitado pela oposição, de reduzir a dívida do município em 4,4 milhões de euros através da geração de um superávit de 5,2 milhões de euros no próximo ano:
.
«Estamos habituados a ouvir falar em défice, mas na Câmara do Porto vamos ter um superavit. A nossa despesa em 2008 vai ser inferior à receita em 5,2 milhões de euros», disse Rui Rio, no final da reunião em que o executivo camarário do Porto aprovou, com os votos contra da oposição (PS e CDU) o Orçamento da autarquia para 2008."
.
Rui Rio é um homem determinado e, mesmo contra as opiniões de alguns companheiros de partido, de entre os quais sempre se destacou o actual líder, tem persistido numa actuação de independência relativamente às forças que normalmente minam em Portugal a credibilidade da gestão autárquica.
.
Uma das principais causas dessa descredibilização são as relações espúrias com o mundo do futebol. Rui Rio, honra lhe seja, começou por aí: futebol é futebol, a Câmara do Porto não é o Futebol Clube do Porto.
.
Enquanto contribuinte, mas não munícipe do Porto, congratulo-me, pois, com a forma como Rui Rio gere a Câmara sem nos aumentar as dívidas e as dos nossos netos.
.
Mas, ( há sempre um mas) como refere um comentador do 4R "...não consigo encontrar estes documentos de nenhuma Câmara nos seus sites, nem mesmo da Câmara do Porto...Seria pedir muito que, ao menos a Câmara do Porto, disponibilizasse os documentos do relatório de contas no seu site?"
.
Também eu tenho feito esta mesma pergunta um sem número de vezes:Porque não são obrigadas as Câmaras a publicar as suas contas do mesmo modo que as publicam as sociedades cotadas?Afinal cada Câmara tem tantos accionistas quanto o número de contribuintes que pagam impostos em Portugal..
.
A obrigatoriedade de publicação semestral das contas dos municípios (e não só) seguramente que reduziria significativamente o valor dos desmandos com os dinheiros públicos em Portugal.
.

Any body at home?


No comments: