Monday, December 19, 2022

NUNCA SUBESTIMEM A ESTUPIDEZ HUMANA

Num ensaio publicado ontem no Público -  O fim da Nova Paz — Ensaio de Yuval Noah Harari  - volta a avisar este autor 

"Nunca subestimem a estupidez humana"...." a estupidez humana é uma das forças mais significativas da História", e"até líderes racionais frequentemente acabam a fazer coisas muito estúpidas". " ...o autocrata russo decidiu acabar com a era mais pacífica da História da humanidade e empurrá-la em direcção a uma nova era de guerra que poderá ser pior do que tudo o que já vimos antes.

De facto, poderá ameaçar a própria sobrevivência da nossa espécie"

Também me parece, e sobre o assunto (o da eventualidade de uma guerra nuclear fazer desaparecer do planeta que habitamos a espécie humana) tenho reflectido neste caderno de apontamentos, dezenas de vezes. Não porque receie que a ameaça me caia em cima, mas que não possam os descendentes desta geração, que usufruiu, apesar de todas as ameaças e conflitos, da possibilidade da existir, serem eliminados, sem deixar rastos, por culpa da estupidez humana. 

Esta manhã, ouço na rádio que foi alcançado, em Montreal,  acordo na conferência para a biodiversidade. entre mais de 190 países. Uma das metas é mobilizar, até ao final desta década, pelo menos 200 mil milhões de dólares por ano, para travar a perda da diversidade biológica.  

COP15: Países alcançam acordo “histórico” e “promissor” que visa proteger 30% do planeta

Não consta que a ameaça da guerra nuclear sobre a eliminação de todos os seres vivos, incluindo os humanos, tenha sido abordada na COP 15. 

Será possível salvar 30% do planeta sem salvar a humanidade?

Já tinha pensado nisso. 




No comments: