Wednesday, August 28, 2019

MOLDAVA


- Desculpe a minha, curiosidade: é romena?
- Não, não sou romena.
- Faço a pergunta porque me pareceu o seu apelido romeno.
- Sou moldava.
- Quase romena, a mesma língua, a mesma cultura, ...
- ... o mesmo povo, é verdade. 
Visitámos há poucos dias Bucareste, e gostámos muito.  Na Roménia, lamentam que se tenham separado.
- A Moldávia não se separou da Roménia, fomos separados ... Durante o período soviético o povo moldavo sofreu muito. Desapareceu muita gente no tempo de Estaline. Deportados ou mortos nunca mais se soube deles. Os meus pais perderam os meus avós, os meus avós os pais deles.
- Mas a Roménia está recuperar bastante bem. É um país lindíssimo. Vi há dias um programa no canal Odisseia que nos mostrou um país com paisagens de uma espectacularidade inigualável na Europa. 
- Está a crescer, mas leva tempo, o período comunista deixou marcas muito profundas. Na Moldávia foi pior, continua muito mal.
- Formou-se aqui?
- Não. Formei-me lá, fiz a especialidade cá.
- Gosta de cá estar?
- Sinto-me em casa. Tenho toda a família cá. De lá sugerem-me que volte, mas não penso voltar.
- Curioso é que a Roménia  é  o único país daquele lado europeu que manteve a língua latina. 
- E a Moldávia. Falamos a mesma língua. Estudei latim no ensino secundário, não falo latim, mas sei ler latim.
- Em Portugal, actualmente, aparte o ensino nos seminários, o latim só é aprendido nas licenciaturas em românicas, salvo erro.
- Foram os povos romenos que enfrentaram os otomanos. Ficaram célebres as façanhas de Vlad Drácula ou Vlad, o Empalador, no séc XV, por ter empalado inimigos capturados, entre os quais os emissários do sultão incumbidos de cobrar impostos nos seus domínios.
Sabe o que era o empalamento? 
- Sei.
- Era uma tortura horrorosa.
- Já é portuguesa?
- Ainda não. Estamos à espera da aprovação dos nossos requerimentos.

No comments: