Tuesday, July 28, 2015

ESQUIZOFRENIA EUROPEIA

Há um mês atrás (27/06) comentei aqui:

"Tsípras talvez tenha anunciado a noite passada o Plano B com que partiu para as negociações com os parceiros europeus na UE logo que ganhou as eleições e assumiu o governo em Atenas. Por onde passa esse plano B, uma vez desencadeado o processo de anúncio da consulta popular, não sabemos, mas espera-se que Tsípras saiba. Ou, pelo menos, saiba por onde quer que ele passe. 
Tsípras, contrariamente ao que o termo que usou significa, e os media estão a replicar, não convocou um referendo, convocou pelo menos três. Que, implicitamente, implicam o plebiscito do regime que defende."
.
E do meu ponto de  vista, ou vencia o Não, e Tsipras tinha suporte popular suficiente para rejeitar as exigências do trio UE-BCE-FMI, e avançar (com um Plano B) para a saída da Grécia da zona euro se o trio não cedesse; ou vencia o Sim, e Tsipras, logicamente, deveria demitir-se.
.
Mas a lógica em política é uma batata, venceu o Não, e Tsipras acabou por aceitar, discordando, um conjunto de medidas mais gravoso que aquele que tinha rejeitado e motivado a convocação do plebiscito. Demitiu Varoufakis e, sabe-se agora, Varoufakis congeminara um plano B para voltar ao dracma, e Tsipras sabia disso.
.
Ontem, o Financial Times transcrevia parte de uma entrevista a Varoufakis, reproduzida aqui em registo audio, que está a desencadear nos meios políticos polémica q.b. (considerando um escândalo ter Varoufakis ter tornado público a intenção e os meios para sair do euro) e para "a Procuradoria-geral grega ter recebido duas queixas contra o ex-ministro das Finanças por gestão danosa e traição, e o Supremo ter pedido o levantamento da imunidade parlamentar do deputado Varoufakis."
.
Hoje, o Financial Times publica um esclarecimento de Varoufakis sobre o assunto que, no entanto, não contraria o essencial da entrevista.

Entretanto, as negociações complementares para o acordo, que Tsipras aceitou, discordando, prosseguem e a notícias de hoje dão conta que o conjunto de exigências do trio continua a ser carregado com mais medidas. A hipótese do Grexit não foi descartada e Schäuble continua a defender a saída da Grécia da zona euro, com todas as consequências daí decorrentes. 

Resumindo: Varoufakis tinha desenhado um Plano B. Louco, megalómano, radical e revolucionário, como aqui se sugere, talvez.
Por outro lado, sabe-se que as instituições europeias têm preparado um plano que suporte uma eventual saída Grécia da zona euro. Se um escandaliza e o outro não, é porque, provavelmente, não sabemos que plano é este outro.
O erro de Varoufakis foi ter mostrado o jogo depois de o ter perdido. Para um especialista da Teoria de Jogos é imperdoável que desconheça o que nenhum jogador principiante de pocker ignora.

---
Correl . - "People are apparently shocked, shocked to learn that Greece did indeed have plans to introduce a parallel currency if necessary. I mean, really: it would have been shocking if there weren’t contingency plans. Preparing for something you know might happen doesn’t show that you want it to happen." - Paul Krugman / Contingency Plans

4 comments:

Miguel Madeira said...

Não sei se será correto chamar a isto um plano para sair do euro - a ideia era para já um sistema em que haveria um meio de pagamento além do euro, mas em que um euro continuria a ser a medida de valor.

O sair do euro já seria uma espécie de "plano B1", em que no caso de uma sida do euro as contas virtuais poderiam ser imediatamente redenominadas em dracmas

Rui Fonseca said...

Obrigado, Miguel, pelo comentário.

A saída de uma moeda forte para uma moeda fraca será sempre um exercício complicado e terá de ser precedida por um período transitório porque a emissão de moeda física nunca poderá realizar-se entre uma sexta-feira à tarde e uma segunda-feira de manhã.

Como é que o BCE (e a UE) planeiam uma eventual transição destas não sabemos. Porque, obviamente, é, e será sempre, um processo secreto até ao dia D. Nesse dia, num primeiro momento, um dracma (ou um escudo, se vier a ser o caso, como muitos continuam a pretender) será igual a um euro para facilitar a transição escritural, e daí a uma horas valerá ... metade?

Salvo melhor opinião.

Pinho Cardão said...

Caro Rui:
Varoufakis um especialista na teoria dos jogos etratégicos, dizes? Lá professor, dizem que foi. Especialista, só na asneira.

Rui Fonseca said...



Caríssimo António,

Obrigado pelo comentário.
Limitei-me a referir o que é dito publicamente.