Sunday, February 15, 2015

MIRÓ POR 21 MILHÕES DE EUROS

 Women, Moon, Birds
Juan Miró
Vendido em Londres pela Christie´s no dia 4 deste mês por 15 538 500 libras, atingindo um valor record para um artista surrealista do pós-guerra
 ---
Há um ano atrás a opinião pública continuava excitada pelas divergências no seio dos meios culturais e governamentais acerca da venda dos 85 mirós caídos por obra e graça do colapso de uma coisa  que em tempos se chamou BPN. Perguntado ao presidente do veículo incumbido do que resta dos salvados acerca do destino dos tais badalados mirós respondeu o incumbente - vd. aqui - que subsiste o interesse em realizar o leilão dos ditos em Londres, mas que "pendem dois recursos do Ministério Público,  e sem haver 'paz jurídica' não vale a pena marcar um novo leilão."

Parece razoável, até porque o mercado da arte parece andar em contraciclo com a crise. Só não se entende o que impede, encontrando-se os 85 mirós em Portugal, que os mesmos sejam temporariamente expostos ao público enquanto a decisão do tribunal não chega. Sempre se poderiam amortizar os custos, vd. aqui, do adiamento do leilão e os desgostos daqueles que não querem vê-los partir.

No comments: