Tuesday, October 29, 2013

A SOPA E OS PROFESSORES

Ontem, ao jantar, havia catorze adultos e duas crianças. Como é habitual nestas situações, as crianças
tiveram de comer sopa. Dos adultos, só um, para confirmar a regra comeu sopa. Conclusão: os adultos, em geral, obrigam as crianças a comer daquilo que elas não gostam.  
 
Passa-se o mesmo com os professores do ensino básico e secundário em Portugal: os exames são para os alunos. Eles, professores ou candidatos à profissão, rejeitam-nos com toda a força de sindicatos, que representam largos milhares de filiados, perante a impotência de um Ministério que nunca mais entende que, enquanto se mantiver a centralização da gestão dos recursos, é um gigante em permanente desequilíbrio.
 
Soube-se hoje que o Ministro da Educação pretende discutir brevemente com os parceiros sociais, sindicatos e instituições do ensino superior,  um diploma que obrigará -vd. aqui -  os candidatos a professores do básico a fazer exames de Português e Matemática.
 
Afirma, a propósito,  Nuno Crato: "
“É possível, neste momento, que um professor do ensino básico faça o seu percurso [escolar] mesmo tendo reprovado a Matemática no 9.º ano de escolaridade, tenha passado o secundário sem ter a disciplina. E depois tire uma licenciatura em Educação e comece a ensinar Português e Matemática aos alunos do 2.º ciclo”, "esta é uma situação que não se pode manter”. “Vamos tornar obrigatória, para o acesso à licenciatura em Educação Básica, a realização de provas de ingresso nas áreas de Português e de Matemática. Queremos que os futuros professores, ao entrarem para um curso superior, mostrem que sabem de Português e de Matemática”.“Se queremos bons alunos, precisamos de bons professores”.
 
Quem é que pode discordar?
Os sindicatos, as associações de professores, e a generalidade dos professores, como é da praxe.

2 comments:

Luis Moreira said...

A corporação dos professores e os seus sindicatos comunistas perderam a credibilidade e a vergonha.O estado a que chegou a escola dita pública é isto. nenhuma responsabilidade nenhum mérito.

manuel.m said...

Felizmente que a escola pública vai ser apenas para ensinar a escrever, ler e contar.Para competir com a China, India ,Vietname,etc, chega perfeitamente.
Para os outros,para os filhos das elites,haverá a escola privada.Graças a Deus.