Monday, October 07, 2013

STILL LIFE

Sete de Outubro.
Era o dia da abertura das aulas e da caça. Era também o dia de aniversário do Pai.
Por esta altura, terminadas as vindimas e as colheitas, trazia do Palaio umas maçãs enormes que cresciam, por enxertia antiga, no mesmo tronco de uma árvore com raízes para maçãs rosadas e mais pequenas.
 
Ontem, o filho mais novo mostrava-me, com compreensível satisfação, o resultado da seu cultivo biológico de cebolas, algumas das quais rondando um quilo, afiançando-me ter colhido há dias um tomate com igual peso, que, no entanto já tinha ido para a panela por ter atingido a maturação máxima.
 
Quem sai aos seus em cada gesto os relembra.

5 comments:

Bartolomeu said...

Parabens pelo sucesso.
Nota: É conveniente consumir a cebola de só vez, porque ha uma terndência muito forte para acumulação de micróbios que estejam por perto, caso estja cortada. Nesta situação deverá proteger o corte com película transparente e nunca por mais de 2/3dias. Já têem ocorrido intoxicações devido ao consumo de cebola cortada sem protecção.

Rui Fonseca said...

Muito obrigado, Bartolomeu, pela recomendação.

Já nos tinham alertado para o efeito que refere mas o agradecimento é na mesma devido.

Volte sempre.

aix said...

...parabéns aos 'colegas' agricultores...cebolas e tomates de kilo é [quase] fenómeno do Entroncamento...mas quando os cultivadores são bons os frutos até engrandecem...(a propósito: foi cá ou na Suiça?)...abç

Rui Fonseca said...

AiFrancisco,

Baralhei-te, já percebi.
Esclareço durante o próximo almoço.
Valeu?
abç

Pedro said...

As nossas cebolas aqui na Suiça parecem umas anãs ao lado daquela matulona.
Beijinhos.