Tuesday, April 26, 2011

OS REIS DAS FARÓFIAS

Passos Coelho diz que "fabricar uma espécie de União Nacional é uma perversão" (Público)

Parece cada vez mais evidente que Passos Coelho pretende perder as próximas eleições legislativas, e que Sócrates não desiste de as ganhar.

Depois dos apelos feitos por tanta gente convicta e demonstradamente democrática, Passos Coelho entendeu esses apelos como uma frente promotora de uma união perversa e, portanto, não democrática.

Diz PC,

“Ter a ideia de que, como estamos com um problema muito sério para resolver, temos de fabricar em Portugal uma espécie de União Nacional é uma perversão, ainda para mais a ser invocada num dia como este, porque a União Nacional não é desejada em Portugal, nem pelos que têm memória da que já existiu, nem por aqueles que, com prudência, aprendem lições do passado”.

O remoque acerta em cheio, nomeadamente, em Mário Soares que ainda a semana passada lhe atestou a capacidade de diálogo e que de há uns tempos a esta parte tem insistido na necessidade de um governo forte para enfrentar a crise. Mas atinge, principalmente, Cavaco Silva que fez no seu discurso de ontem um apelo inequívoco à formação de um governo com suporte maioritário no parlamento.

Até agora, Passos Coelho fez uma coligação pré-eleitoral com Fernando Nobre, geralmente considerada  desastrosa a todos os títulos. Apesar de declarações suas anteriores irem no sentido de formar um governo com suporte maioritário, no caso de ganhar as eleições com maioria relativa, as afirmações de PC,  hoje, ou são ininteligíveis ou só podem ser entendidas com o propósito de perder as eleições.

Por outro lado, Sócrates contornou as críticas à auto suficiência à agressividade,  que lhe seriam dirigidas, afirmando a sua inteira disponibilidade de sempre para o diálogo e culpando as oposições pela falta de consensos.

Passos Coelho será um ás em boas farófias mas não há quem como Sócrates para as enfeitar.

----
act - Sócrates à boleia do apelo de Cavaco deseja acordo com PSD

No comments: