Friday, April 15, 2011

OUTRO

"Não é provável que nas próximas eleições legislativas um dos partidos consiga uma maioria absoluta. 
Seria, no entanto, um crime que o PR fosse obrigado a dar posse a um governo minoritário por falta de entendimento entre os principais partidos para a constituição de um governo com apoio maioritário na AR. É um absurdo o consentimento constitucional para a existência de governos minoritários." - Marques Mendes /  Antena 2 RTP

Ando a dizer repetidamente mais ou menos o mesmo há largo tempo neste caderno.

Como é que tanta gente politicamente experimentada só agora chega a estas conclusões óbvias, sobretudo quando o país enfrenta dificuldades há mais de uma dezena de anos, e que se acentuaram nos últimos três? 

A desastrada obsessão de Sócrates em governar sozinho tem sido secundada pelos seus fiéis que, também eles, sabe-se lá porquê, acreditaram, e ainda acreditam dogmaticamente, na autosuficiência e na infalibilidade  do seu grande líder, e  pela manifesta incapacidade dos partidos da oposição responsável para se afirmar perante a maioria dos portugueses.

É aquela fé clubista e esta falta de credibilidade que permitem a Sócrates contar com o apoio de mais de um terço dos eleitores nas circunstâncias em que o país se encontra.

Em Julho, na ausência de uma clarificação das respostas constitucionais, a uma situação politicamente idêntica à anterior, o país estará mais destroçado social, económica e financeiramente, juntar-se-á uma confusão política que ninguém sabe em que poderá degenerar.

Lamentavelmente, são pontuais os avisos e nenhuma a discussão pública desta questão primordial: O que deve fazer o PR se os partidos não se entenderem para a constituição de um governo maioritário pluripartidário? O consenso necessário que muitos reclamam tem de começar por aí: no consenso acerca das responsabilidades e competências constitucionais do PR para lidar com um imbróglio partidário numa situação de crise gravíssima.

Como é que ninguém que é convidado para os palcos se lembra disto?

No comments: