Tuesday, April 05, 2011

SOLUÇÃO TENAZ

O PM, na entrevista que concedeu anteontem à RTP, afirmou que Portugal precisa de um governo forte, maioritário.
.
Há muito tempo que neste caderno tenho apontado que o maior erro de Sócrates é a sua obsessão em querer governar sozinho. No dia em que ganhou com maioria relativa o segundo mandato, Sócrates deveria ter reconhecido que não tinha condições para gerir a crise sem suporte maioritário no parlamento.

Evidentemente que Sócrates, quando agora afirma a sua convicção de que é preciso um governo maioritário para enfrentar a crise, não está pensar numa coligação seja com quem for mas com uma vitória que dê outra maioria absoluta ao PS. O que não é impossível mas é muito improvável.

Deste modo, e porque BE e PCP podem, finalmente, coligar-se para concorrer, conseguindo mais de meia dúzia de votos a juntar aos trinta e um que dispunham nesta legislatura interrompida, o PSD e CDS só poderão, em princípio, garantir uma maioria absoluta se fizerem o mesmo. 

Este é o menu que deveria ser colocado aos portugueses: PCP/PEV/BE; PS ; PSD/CDS. Qualquer outro promete deixar, politicamente, tudo na mesma. Para enfrentar uma situação consideravelmente pior. 

Porque com Sócrates não há alternativa possível.

No comments: