Julian Assange, o criador da WikiLeaks promete revelar segredos fiscais de dois mil privilegiados com a ajuda de Rudolf Elmer, o ex-director bancário suíço que sabe demais.
Não faço a mínima ideia se a divulgação prometida vai abalar o sistema financeiro subterrâneo por onde circulam em todas as direcções os chorudos proveitos de crimes da natureza tão diferente como a evasão fiscal, o tráfico de droga e de pessoas, de armamento, de terrorismo, e que os offshores sustentam.
Mantidos abertos os canais da evasão fiscal, toda a escumalha humana de grande dimensão aproveita alegremente os mesmos caminhos.
Tenho as maiores dúvidas sobre a bondade das intenções de Julian Assange e seus amigos na divulgação de dossiers que são segredos de estado e assim se deverem manter sob pena de serem traídas as defesas dos regimes democráticos.
Mas a denúncia de quem escapa, porque tem dimensão para poder escapar, às contribuições que os menos privilegiados cumprem, é um serviço de utilidade pública global e como tal deve ser aplaudida.
No comments:
Post a Comment