Tuesday, December 09, 2008

PRESO POR TER BLOG




«If you think it's tough to be a blogger because your Google AdWords revenue has been in the toilet lately, the Committee to Protect Journalists wants to remind you that Internet journalist—including bloggers—can and do suffer much more around the world. According to the group's new report, Internet journalists now make up the largest single group of imprisoned journalists. Ars Technica

via Jumento
.
A blogosfera é, reconheça-se, um espaço aberto a todos os estados de alma sem limitações espaciais ou temporais nem de coibições materiais: Cada qual escreve e comenta o que, e quando, lhe dá na real gana sem ter de prestar contas a quem quer que seja a não ser a ele próprio. É esta liberdade incontida que faz da blogosfera cada vez mais um meio de comunicação privilegiado tanto da realidade como da má fé.
.
Não me admira, portanto, o gráfico nem o conteúdo do artigo de onde foi retirado. Mais tarde ou mais cedo, algumas regras acabarão por introduzidas no exercício desta liberdade que nos ajuda a respirar melhor mas pode contaminar-nos irremediavelmente de alguma toxicidade. Até lá progredirão as perseguições, muitas delas arbitrárias, desculpadas por se realizarem numa terra sem lei nem roque. Livre, mas perigosa.
.
É fundamental, contudo, referir que a grande maioria dos casos contabilizados de bloggers presos se localiza em sociedades onde a liberdade de expressão está total ou parcialmente restringida, assumindo a blogosfera a principal alternativa de respiração mental. A prisão da grande maioria deve-se não a abusos de liberdade mas à utilização proibida de alguma.

No comments: