Thursday, July 24, 2008

INIMPUTÁVEIS

Fotografia de eléctricos na Praia das Maçãs em 1963


toque nas imagens para as aumentar













O eléctrico entre Sintra e a Praia das Maçãs era, há cinquenta anos uma pequena maravilha que funcionava.
.
Há uns dez anos, a presidente da CM Sintra na altura, decidiu pôr o eléctrico de novo a funcionar e arranjou-lhe uns carris a preceito e novas carruagens. A recuperação do brinquedo levou anos, gastaram-se uns largos milhares, para se chegar à conclusão, agora que estava tudo pronto para novas viagens, que afinal o caminho para lá da Ribeira não oferecia segurança. De modo que quem quiser ir de eléctrico só pode ir à Ribeira e voltar porque da Ribeira até à Praia das Maçãs não é distância que se faça a pé.
.
A viagem até à Ribeira são só 50 cêntimos, às sextas e fim-de-semana, só a partir da 1,30 h da tarde. Resultado: anda o combóiozinho para trás e para a frente sete vezes nos dias em que anda, geralmente com o condutor pouco mais que sozinho.
.
Entretanto, entendeu a actual vereação da câmara dotar a empresa concessionária (municipal, evidentemente) de instalações administrativas condignas com o investimento feito na via e no material rolante. A obra está orçada em 411 825 euros. E demorada.
.
Se no fim de toda esta novela não houver eléctrico novo, teremos pelo menos uma sala de exposições em edifício novo a mostrar-nos como funcionava bem o eléctrico velho.

No comments: