Tuesday, July 22, 2008

ALDRABICES

Joe Berardo, segundo notícia da Lusa que os jornais transcrevem e as televisões recitam, anunciou que vai processar judicialmente anteriores administradores do BCP, exigindo-lhes uma indemnização de 700 milhões de euros pela prática de aldrabices que o prejudicaram.
Acontece que o BCP tem um seguro de responsabilidade civil do grupo AIG que cobre prejuízos causados aos accionistas, clientes ou colaboradores por actos realizados pelos seus executivos (incluindo os anteriores) no quadro do exercício das suas funções, esclarece o Público de ontem. Esse seguro é limitado ao capital de 50,28 milhões de euros, custa ao BCP cinco milhões de euros, e exclui situações de dolo, multas ou coimas aplicadas pelos órgãos reguladores. É notável o prémio deste seguro relativamente ao capital, que pressupõe risco com probabilidade de ocorrência elevada numa instituição que deveria conduzir-se dentro de boas práticas. Teria a AIG antecipado este processo, cobrando um prémio elevado e limitando drasticamente o capital seguro, porque era conhecedora das aldrabices que Berardo refere?
.
700 milhões de euros, creio eu, é de longe o maior pedido de indemnização colocado a julgamento
de tribunais portugueses, nada habituados, portanto, a que lhe entrem pela porta dentro exigências deste calibre. A primeira ideia que nos ocorre é pensar que um imbróglio destes vai durar (se começar) mais do que o "caso furacão", que não se sabe por onde lhe anda o olho no meio de umas consideráveis toneladas de papel que já juntou. Estando Joe envolvido no "furacão", segundo rumores recentes, é bem provável que da envolvência espiral de tanta aldrabice, um dia destes resulte tomarmos conhecimento que as turbulências se mutuamente extinguiram porque foram arquivadas, como é hábito.
.
Se, pelo contrário, Berardo encaixar os 700 milhões que reclama, teremos todos de reconhecer uma vez por todas que o homem é preso da fala mas não é gago.
.

Berardo vai processar antigos administradores do BCP

O investidor Joe Berardo, um dos maiores accionistas do Millennium Bcp, anunciou esta sexta-feira, em entrevista à «SIC Notícias», que vai processar judicialmente ex-administradores da instituição bancária.
O processo, referiu o investidor, dará entrada nos tribunais em Setembro, exigindo à anterior administração uma compensação de 700 milhões de euros, avança a agência «Lusa».
O fundamento é a «aldrabice que (os anteriores adminitradores) andaram a fazer naquela instituição. São responsáveis por isso. Não por negligência ou fazer crédito de risco», afirmou na entrevista à «SIC Notícias».
Berardo referiu ainda que a própria entidade reguladora do mercado de capitais (CMVM) já colocou em causa a actuação da anterior administração.
Na mesma entrevista, Berardo compara o ex-presidente do Millennium Bcp Jardim Gonçalves ao ditador Salazar, pelo facto de ambos terem começado por fazer um bom trabalho mas não souberam sair pela porta grande.
Berardo é presidente do Conselho de Remunerações e Previdência Millennium bcp desde a última Assembleia Geral de accionistas, no final de Maio.
Joe Berardo é um dos maiores accionistas do BCP, com cerca de 6 por cento do capital social e nunca tinha integrado qualquer órgão social do banco.

1 comment:

António said...

Pode ser que se venha a apurar que o queixoso possa ter sido beneficiado, algum dia, com as aldrabices cometidas. Enquanto deu, tudo bem. Deixou de dar, já não vale.
Daqui a dez anos, pode ser que se saiba alguma coisa. Ou vindo a publico, ou no arquivo morto.