Friday, August 17, 2007

PÉRIDES

Há tantos anos que já lhe perdi a conta, um jogador, Pérides, passou-se do Sporting para o Benfica sem me avisar.
.
Naquele tempo, eu, que comecei a saber o que era uma bola quando o Sporting ganhava a todos, era lagarto, mas não era fanático. Para mim, o Sporting eram os seus jogadores, nada mais me identificava com o clube senão através deles. Havia as camisolas, mas eu achava as do Benfica com mais chama. O Porto, naquela altura, era um clube à espera do futuro. Torcia pela Académica por razões de proximidade. De resto, rejubilava sempre com as vitórias dos mais pequenos sobre os maiores, exceptuando o Sporting.
.
Até ao dia em que o Pérides despiu a verde branca e vestiu a encarnada. Fiquei confuso, a pensar que se o Pérides se passara qualquer outro poderia fazer o mesmo. A equipa toda, por que não? Poderiam até, só para aumentar a minha baralhação, jogarem uma semana num lado e a outra no outro.
.
Li hoje no Público que 52% dos jogadores inscritos na Primeira Liga são estrangeiros, e no Sporting, se há algum português, é excepção.
.
Não tendo nada contra os jogadores ou outros estrangeiros a trabalhar em Portugal, confesso, no entanto, que a velocidade a que rodam os planteis me deixa cada vez mais desnorteado e incapaz de perceber o que é um clube, para além de uma empresa promotora de espectáculos de futebol.
.
Confusões que assaltam as mentes que se põem a pensar questões de fé, acho eu.
.
Continuo a gostar de ver o espectáculo, quando é bom, e fico satisfeito que ganhe o melhor. Se for o Sporting o melhor, tanto melhor.

No comments: