Sunday, January 19, 2014

DESIGUALDADE E POBREZA

A desigualdade será o principal tema da mensagem sobre o Estado da Nação que o Presidente Obama dirigirá ao Congresso no próximo dia 28 de Janeiro. Uma redobrada razão para estar a aparecer em jornais, revistas e blogs uma vaga de artigos que está longe de correr toda para o mesmo lado. A Bloomberg BusinessWeek publica esta semana um quadro (aqui) elucidativo da evolução da situação de pobreza e uma série de slides (aqui, na versão on line) sobre a desigualdade, naquela que é considerada a mais rica nação do mundo.   

A propósito do tema, seleccionei duas perspectivas diferentes: uma, de Krugman sobre o "o mito do merecimento de ser rico" (The Myth of the Deserving Rich) e  outra, oposta, no Economist (Income inequality : Those crazy class-conscious leftists). 

 clicar no gráfico para aumentar

Para além da subjectividade que determina as conclusões de cada autor (cada um o que quer prova) há uma imagem objectiva traduzida nos gráficos isentos de manipulação. Estes, da Bloomberg BusinessWeek, não podem ser olhados com desconfiança por nenhum quadrante ideológico, e traduzem o recrudescimento da desigualdade e pobreza após a crise.

Em Portugal, as medidas de auteridade não terão agravado a situação de pobreza relativa (terão até reduzido, a julgar pelo que é  citado e comentado aqui) mas não deixou de aumentar a situação de desigualdade nos quartis extremos. Quer isto dizer, que as medidas de austeridade, se reduziram o nível de pobreza relativa, essa redução foi paga exclusivamente pelas classes médias. No Top 1% cresceu a prosperidade.

Alguém tem dúvidas quanto a este último ponto?
 ---

No comments: