Monday, February 20, 2012

O PARADOXO DA GLOBALIZAÇÃO

O Paradoxo da Globalização - Democracia e o futuro da economia mundial - de Dani Rodrik foi editado na primavera do ano passado nos EUA, mas suponho que não se encontra ainda à venda em Portugal traduzido em português. Comentei-o, sucintamente, aqui e, em diversas notas colocadas neste bloco, tenho referido vários dos tópicos suscitados por Rodrik.

Não sendo uma obra voltada especificamente para a análise dos problemas com que a União Europeia se defronta, muitas das questões para as quais, nós, europeus, sobretudo das economias mais fragilizadas, não encontramos respostas, encontram naquela obra um contributo que deveria ser merecedor de muito mais crédito do que tem sido.

Passados seis meses, voltei a ler o meu apontamento e a reler o que no livro sublinhei ou comentei nas margens, na altura. Continua impressionante a actulidade do diagnóstico de Dani Rodrik.

É uma lástima que não exista tradução em português, suponho. Se existir, ou se a edição americana se encontrar disponível por perto, não deixem de o ler.

No comments: