Monday, February 20, 2012

INGARANTIDAS

Em Dezembro soube-se que o BCP tinha emitido 1,35 milhões de obrigações com um "spread" de 12% e a garantia do Estado. Hoje é notícia que o O BCP emitiu 1,5 milhões de obrigações com a garantia do Estado. Não estou assim tão atento para saber a quanto já montam as garantias dadas pelo Estado (isto é, por nós) ao BCP.

Segundo a mesma notícia de hoje, na passada sexta-feira, o BES também anunciou a emissão de 1,5 mil milhões de euros em títulos de dívida a três anos também garantida pelo Estado, com taxa variável.

Não estou assim tão atento para fazer uma ideia do total garantido pelo Estado aos bancos deste país. E muito menos ao total das garantias dadas por operações de outras entidades públicas ou mesmo privadas não financeiras. Só à Caixa Geral de Depósitos, e no que ao BPN respeita, a coisa não se fará por menos de cinco mil milhões de euros, segundo cálculos por baixo, que devem estar a crescer como ervas daninhas.
 
Sabemos, grosso modo, a quanto monta a dívida pública. Como a dívida está a crescer e o PIB a cair, a relação entre a primeira e o segundo já deve ter ultrapassado os 120%. Quanto a garantias dadas, o que sabe aparece fraccionado.
 
Até ao dia em que, inadiavelmente, grande parte destas garantias passam a ser consideradas o que são ab initio: dívida pública sem tirar nem pôr.

No comments: