Sunday, January 23, 2011

XEQUE AO REI - 17

No momento em que ouço o discurso de C Silva, recordo o que esperava de C Silva no primeiro mandato, e que espero, agora, seja cumprido neste segundo: a de diligenciar por todo os meios que dispõe para a constituição de um governo maioritário pluripartidário, tão abrangente quanto possível, para poder enfrentar as dificuldades que a situação extremamente crítica impõe. 

A eleição directa pelo povo impõe ao PR que vá para além de garante do funcionamento regular das instituições e promova o funcionamento eficiente das instituições que o momento exige.

C Silva foi extremamente duro para com os seus adversários e convidou a imprensa a publicar os nomes daqueles que deram origem às acusações de que foi alvo. Presumo que comprou esta noite uma guerra de que dificilmente sairá vencedor. Mas oxalá me engane.

6 comments:

aix said...

Para quem conhece mais de perto o Cavaco não causou qualquer estranheza o ataque nojento que,em
contexto de vitória,fez aos adversários perdedores.Seguiu o pricípio cruel dos romanos:«vae victis»(ai dos vencidos).É a tal falta da culturazinha que já aqui lhe denunciei mas que contestaste.
De qualquer forma parabéns pela tua isenção.

LEOLEO said...

" governo maioritário pluripartidário"

Não haverá confusão entre qualidade e quantidade ? O que o Governo tem que fazer é governar bem. Se o fizer a oposição terá que forçosamente o apoiar e o Presidente não terá " pretexto" para dissolver a AR.Acaso foi a falta de governo maioritário que provocou a derrapagem na despesa em 2010? Foi a falta de um governo abrangente que levou o Primeiro Ministro demasiadas vezes a dizer aquilo que tempos antes desdizia?
A situação a que chegamos foi sobretudo consequencia de mau governo.
E para haver um governo maioritário teria que haver negocição de acordos, e será que o Primeiro Ministro é homem para os cumprir?O passado augura que não.
Quanto ao AIX penso que troca os nojos , tenho para mim que nojentos foram 4 dos candidatos que sem ideias apenas vomitaram ódio.
No que respeita a falta de " culturazinha" isso parece mesmo frase de intelectial de pacotilha que não serve para pôr o País em ordem.

rui fonseca said...

"O que o Governo tem que fazer é governar bem."

Nisso estamos totalmente de acordo.

O problema, do meu ponto de vista, é que, para governar bem, sobretudo no contexto de crise muito grave em que nos encontramos, é fundamental existir uma base de apoio maioritária para legitimar as acções que têm se ser realizadas.

C Silva não deveria ter dado posse a este governo minoritário sem ter esgotado todas as possiblidades para que fosse constitído um governo maioritário pluripartidário. Venho a dizer isto há dois anos, pelo menos. Ultimamente, tenho ouvido o mesmo a muta gente colunável, uma condição que não tenho nem nunca aspirei ter.

Agora não deverá permitir a continuação desta situação, sui generis na União Europeia, de um governo obsessivamente autosuficiente.

rui fonseca said...

Caro Francisco,


Ontem à noite, depois de ouvir os discursos de CS, pensei que hoje iriam chover as mais tremendas críticas. Ainda não dei por nada.

Não entendo.

Mas ainda não é tarde. Aguardemos para melhor poder julgar.

LEOLEO said...

" TENHO OUVIDO O MESMO A MUITA GENTE COLUNÁVEL"

Com toda a sinceridade não entendo esse argumento. O facto de haver muita gente a opinar o mesmo significa alguma coisa? Será por serem colunáveis?
Olhe que não, olhe que não..

rui fonseca said...

"Será por serem colunáveis?"

Será por serem reconhecidamente conhecedores da matéria. O que não é, evidentemente, o meu caso.

Tenho dado conta, aqui neste caderno, de vários testemunhos no sentido que refiro.