Monday, January 24, 2011

ACERCA DA ABSTENÇÃO

Os comentários que  leio acerca da abstenção são geralmente destituídos

O direito de não votar é exactamente igual ao direito de votar no nosso regime constitucional. O voto é facultativo.
Daí que o não voto não seja menos cívico que o voto.

Por outro lado, ninguém quantifica as razões da abstenção. Assim como o voto é secreto a abstenção também.

Não pode, portanto, ninguém que não tenha votado reclamar legitimamente que o seu não voto foi maioritário porque a abstenção excedeu os 50%. Ou que uma abstenção superior a 50% significa menos democracia. É um disparate que as mais evidentes notícias confirmam: a democracia norte-americana é das mais antigas e o grau de participação nos actos eleitorais é geralmente inferior a 50%. Mas em algumas Repúblicas das Bananas votam mais de 90% dos eleitores inscritos.

Refira-se, a este propósito, que nos EUA as eleições presidenciais são, desde sempre, sempre à terça-feira, e as pessoas podem não ser dispensadas para ir votar durante o horário de trabalho. Vai votar quem decididamente pretende votar.

Acresce a tudo isto que basta um cálculo simples para perceber que os que se abstêm não influenciariam o resultado da votação se fossem convencidos a votar. Se as sondagens com cerca de 4000 inquiridos num universo de 6 milhões dão resultados com um grau de confiança de cerca de 95%, é bom de ver que uma sondagem de 3 milhões é mais que suficiente para avaliar com muita precisão o querer de um universo de 6 milhões.

Aliás, vários estudos feitos nesse sentido, confirmam que os que se abstêm seguiriam o padrão votante se votassem.

3 comments:

Isabel Ferreira said...

Certas pessoas usam a abstenção para deslegitimar os resultados das eleições, principalmente, os do candidato vencedor. Não sendo da minha preferência, não me parece que lhe belisque a legitimidade o facto de haver quem se decida por não votar ou não possa votar.

Estes grandes alarmes sobre a abstenção não passam de formas de se escapulir à realidade que os resultados confirmaram, nada mais.

rui fonseca said...

"Estes grandes alarmes sobre a abstenção não passam de formas de se escapulir à realidade que os resultados confirmaram, nada mais."

Concordo plenamente.
Aliás este papão da abstenção tem um efeito contrário ao pretendido por quem vê na abstenção um indicador de debilidade democrática: porque incentiva à utilização da abstenção como forma de protesto.

Pelo contrário a desvalorização da abstenção reduziria esse feito perverso.

Maquiavel said...

A Isabel acertou na mosca!

Quem se abstem legitima automaticamente o vencedor!