Sunday, January 24, 2010

OLHAR PARA TRÁS

Caro Vítor Bento,
.
Vale a pena, agora, olhar para trás? Se, (como,não sei) abandonássemos o euro agora, resolveríamos algum dos nosso problemas mais críticos de forma sustentada?
.
Aliás, nunca entendi como poderia existir uma União Europeia sem uma moeda única. Há membros que não aderiram, é verdade. Mas as excepções não têm, por enquanto, colocado a questão da guerra da competitividade monetária entre os seus membros.
.
Quanto teríamos de desvalorizar para competir com chineses e etc., nos sectores de actividade de baixa tecnologia, aqueles onde os problemas são mais agudos? 30%? 40%? 50%?.
.
Estaríamos melhor fora do Euro? Estaríamos menos endividados? Não creio.
Trabalhei durante muitos anos num sector que tem de competir globalmente, e quando digo globalmente digo em todo o mundo, e não senti, antes pelo contrário, que o euro fosse um obtáculo. Curiosamente, foi depois da entrada no euro que o grupo ganhou mais estabilidade (e reforço) de resultados.
.
A insistência com que vejo ultimamente referida a possibilidade da saída do euro parece-me extremamente negativa, (perigosa). A fuga em frente geralmente dá maus resultados. A fuga atrás pode ser uma tragédia. Sair do euro, presumo, equivaleria a sair da UE. A sair da Europa, no fim de contas. Sair de onde estivemos séculos arredados com as consequências que se conhecem
.

2 comments:

António said...

Sair do Euro? da CEE?
Valha-nos Deus, voltar ao orgulhosamente sós, mas desta vez falidos.
Falidos já estamos, mas acompanhados. Sempre é outra coisa.
Trabalha-se com rede.
Circo é circo.

rui fonseca said...

"Sair do Euro?"

Também não sei como nem para quê.
Mas há gente a falar nisso.
Quando fiz este comentário sabia bem que essa não é a posição de VB. Mas do post dele, tal como o li, parecia transparecer alguma
dúvida inicial.

Legítima, aliás. Mas que levantada agora pode parecer ambígua.

O apontamento de VB no meu comentário colocado no post da Sedes é muito claro, contudo, da sua posição relativamente ao assunto.