Saturday, July 25, 2009

CONVERSAS AO ALMOÇO

- Também na educação, o falhanço é total. Para iludirem o falhanço entraram no facilitismo e na manobra das estatísticas. E não só. Recentemente, passaram de ano alunos do 10º. ao 12º ano com oito negativas! Só depois da bronca ser conhecida é que emendaram a mão.
.
- Está mal, não há dúvida. Mas anda toda a gente a errar o alvo. Os grandes responsáveis são os empregadores. Se os empregadores, a começar pelo Estado, fossem exigentes quanto às capacidades das pessoas que admitem, o caso mudava de figura. Os alunos passariam a estudar porque sabiam que iriam ser submetidos a provas se quisessem arranjar emprego.
.
- No nosso tempo, para se fazer a quarta classe tínhamos de aprender um ror de coisas. Agora nem somar sabem.
.
- Isso só é, parcialmente, verdade. A grande maioria daqueles que tiravam a quarta classe, mas iam para ocupações onde os conhecimentos adquiridos não eram postos à prova, ao fim de muito pouco tempo estavam quase analfabetos de novo. Li, recentemente, que estudos realizados nos Estados Unidos concluíram que os alunos, pelo facto de terem, nos EUA, mais um mês de férias de Verão que na Europa, esquecem cerca de 30% das matérias ensinadas no ano anterior. De modo que, não havendo exigência de conhecimentos por parte dos empregadores, se, por exemplo, um aluno passar com uma negativa e outro com três, ao fim de pouco tempo os conhecimentos de ambos serão sensivelmente os mesmos.

- De qualquer modo, noutros tempos havia gosto de aprender.

- Hoje, também há para muitos. A diferença está, sobretudo, no muito maior número de jovens que agora frequentam a escola relativamente aos que podiam frequentá-la há, digamos, trinta ou quarenta anos atrás. Embora hoje se assista a uma grande perda de valores.

- Pois. Fazem falta aulas de moral. A religião é importante nestas coisas... Não matarás!

- Não matarás, e matavam (e continuam a matar) sem dó nem piedade em nome de Deus.

- Pois ...
- Os valores morais religiosos são emanações dos valores destilados pelas sociedades. Se fossem de inspiração divina não seriam diferentes consoante os credos religiosos, seriam universais, e não são.

No comments: