Thursday, October 30, 2008

A TURMA






Fomos ver a A turma.

E ficamos com a redobrada convicção de que a natural rebeldia dos jovens cresce na mesma medida em que decresce a incapacidade da escola para os educar.
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Lá, como cá, aos professores falta a preparação em ciências do comportamento para dominar situações padrão e prevenir as que exorbitam todos os limites disciplinares minimamente aceitáveis numa escola.
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Numa altura em que em Portugal se discute o facilitismo dos exames nacionais no ensino secundário e é posta em causa a pertinência desses exames, advogando 0 Conselho Nacional da Educação a passagem obrigatória de ano escolar até aos doze anos, o retrocesso na exigência de qualidade do ensino que se prolonga depois pelo ensino superior só pode atribuir-se aqueles que pura e simplesmente desprezam essa qualidade no momento decisivo que deveria ser a escolha dos melhores: empregadores privados e o Estado, por um lado, as universidades por outro. É a percepção desse laxismo na escolha que induz nos estudantes e, sobretudo, nas suas famílias a convicção subconsciente de que os conhecimentos adquiridos não são especialmente relevantes para o sucesso na vida profissional.
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Daí a frequente desculpabilização familiar das irreverência e insolências dos filhos e a sistemática atribuição aos professores pelos insucessos. Atribuição que nem sempre é totalmente injusta.

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