Sunday, November 13, 2016

OUTRO OVO DE SERPENTE


Sinceramente, Estimada Suzana Toscano, não compreendo os seus argumentos e muito menos as suas conclusões.

Hillary Clinton reconheceu a derrota e telefonou a Trump. Este disse depois que ela tinha tido palavras amáveis para com ele.
Até aqui, ao comportamento dos Democratas não são atribuíveis reparos.
Concorda?

Depois refere o comportamento não democrático de milhares de cidadãos que se manifestaram nas ruas e uma petição que já terá três milhões de assinaturas.

Ora os "Democratas", eleitores ou não, contam-se em números muitíssimo mais elevados. Pode retirar-se, mesmo validando os seus argumentos, que os "Democratas" estão a ter um comportamento anti democrático porque alguns deles, na realidade uma pequena parte, se manifesta e protesta? Confundir uma parte com o todo não me parece uma aceitável indução estatística. Não concorda?

Por outro lado, uma manifestação de desagrado não é, não pode ser, em democracia considerado um comportamento antidemocrático porque a essência da democracia sustenta-se na liberdade de expressão. 

A mim, porque tenho família nos EUA, o comportamento de Trump preocupa-me não apenas pela soberba e falta de civismo que demonstrou ao longo da campanha mas pelos comportamentos que os seus dislates já estão a promover. 

Na imprensa norte-americana de referência li ontem que em várias escolas começaram a aparecer slogans racistas e inscrições de suásticas nas paredes. E que alguns jovens alarves terão acossado colegas pegando nelas pela vagina porque se Trump o fez por que razão não podem eles fazer o mesmo? São apenas casos isolados, facilmente controláveis pelas instituições?
Hitler, publicamente, não ordenava matar nem perseguir. Regozijava-se com as iniciativas dos que o idolatravam e actuavam de forma que eles acreditavam agradar ao führer.

Estimada Suzana Toscano,

A sociedade norte-americana está agora mais dividida que antes. 
Os sintomas são claros: o racismo, a xenofobia, a misoginia, a intolerância e o fanatismo religioso vão galopar com Trump. É preciso muita ingenuidade para supor que Trump não vai prosseguir pelo caminho que prometeu prosseguir. As primeiras indicações já chegaram. Os resultados prometem um desastre social, não só a nível norte-americano como mundial. 

Pela Europa são vários os trumpitos a esfregar as mãos de contentamento. Foi mais ou menos assim que foi chocado há cerca de oito décadas atrás o ovo da serpente.
---
Correl.


Cartaz convocando manifestação Klu Klux Klan para o dia 3 de Dezembro na Carolina do Norte
c/p aqui

2 comments:

Suzana Toscano said...

Caro Rui Fonseca, estranho que não tenha entendido o sentido do meu texto e as conclusões, bastante simples, a meu ver. O ponto é o seguinte: não vejo qualquer legitimidade para se temer e condenar comportamentos a uns e, a seguir, adoptar os mesmos comportamentos. Diz que se trata de liberdade de expressão, e é, mas isso não significa que o que exprimem seja legítimo, recusar o resultado, incitar à subversão dos mandatos dos membros do colégio eleitoral, enfim, tudo tão mau ou pior do que o que tanto imputaram como intenções intoleráveis aos adversários. Se tivesse sido ao contrário e agora assistíssemos a isto por parte dos republicanos, o estimado Rui Fonseca teria a mesma compreensão? Permita-me que duvide. E estranho eu agora que o caro Rui Fonseca desvalorize o gesto de mais de 3 milhões de democratas que assinaram a petição e valorize episódios lamentáveis "em escolas", gestos que copiam maus exemplos de Trump, sem dúvida, mas pelos vistos estes já acha muito representativos de uma mentalidade. Desculpe dizer, mas é realmente esta falta de coerência na chamada "ala civilizada da política" que faz com que os Trumps desta vida sejam aclamados. Insisto: podem manifestar- se, é claro, mas fica-lhes muito mal querer derrubar na rua e na secretaria o que não conseguiram, infelizmente, nas urnas. Parece que estamos a ver um filme com os protagonistas errados. É que, se são melhores, deviam agir melhor. A minha complacência para com estas condescendências é tanto menor quanto vejo progredir os que se sentem desenganados pela democracia. A comunicação social olha as manifs com simpatia e chama- lhes "inconformados" quando devia criticá-los com a mesma dureza com que o faria se fosse ao contrário, não vejo em que é que a liberdade de expressão seja incompatível com a crítica ao que exprimem.

Rui Fonseca said...


Estimada Suzana Toscano,

Eu não defendi, de modo algum, aqueles que na rua pretendem alterar os resultados das eleições. Se pretendem isso, são tolos, porque seria uma tentativa inglória. E digo seria porque não conheço os objectivos concretos das manifestações.O que referi é que não pode tomar-se a parte pelo todo e, que eu saiba, o partido democrata não contestou os resultados nem é previsível que venha a contestar. Só isso.

Não pertenço a nenhuma ala política, não me congratulo com isso, simplesmente nunca me arregimentei em nenhum partido, clube ou credo.Há alguns indivíduos assim, se são poucos, eu sou um deles.
Já não sou novo e nunca participei em manifs nem assisti a comícios partidários. Daqui pode, com confiança acreditar, que faria o mesmo comentário se a situação fosse a simétrica.

Mas há limites.
Para o próximo dia 3 de Dezembro está convocada uma
manifestação do Ku Klux Klan de apoio a Trump.
É o ovo da serpente a começar a eclodir. Se não for esmagado a serpente voltará de novo a asfixiar a liberdade.

A liberdade dos nossos filhos e dos nossos netos.