Tuesday, December 17, 2013

CINCO EM CINCO

A IBM revelou hoje durante a sua 8ª reunião anual ("IBM 5 in 5") a sua lista de 5 inovações* com potencial para mudar o modo como as pessoas trabalham, vivem e interagem nos próximos 5 anos.

Por mera casualidade no Youtube - Emerald Planet- que hoje coloquei aqui, gravação de uma emissão de ontem à noite, refere-se no terceiro segmento a um trabalho de investigação em Genomics, que se inscreve numa das cinco inovações da lista da IBM: Os médicos usarão o ADN como auxiliar de diagnóstico de rotina.

Admirável mundo novo: Dentro de cinco anos, por exemplo, ninguém faltará ao trabalho com falsas declarações médicas. Nada escapará ao indelével registo do ADN de cada indivíduo, vivo ou morto. 
 ---
*
The classroom will learn you
Buying local will beat online
Doctors will routinely use your DNA to keep you well
A digital guardian will protect you online
The city will help you live in it

2 comments:

Unknown said...

Chamo a atenção que até que estas modernices possam chegar e ter efeito pratico na vida das pessoas( e na carteira)ainda vai correr muito sangue de inocentes.Já muitas funcionalidades menos elaboradas mas muito mais economicas existem ate para despiste e analises,mas como sabemos e vemos nada se poe em pratica, enquanto não se vencer os "direitos" adquiridos e instalados. Algumas ONG lá vão fazendo trabalho pioneiro mas quando chegam as ONU e org governamentais muda tudo para a "necessidade" de mais milhoes para apoio humanitário. Haja eleitores com fé e nãoé tão depressa que o maná para de correr.

Rui Fonseca said...


Não me parece que, pelo menos em alguns casos, se trate de "modernices", para utilizar a sua expressão, sem grande viabilidade prática a cinco anos.

Algumas inovações (ou descobertas, se preferir) têm tido consequências indiscutivelmente benéficas (é o caso da utilização dos computadores na interpretação do ADN)e nada sugere que não possam prosseguir a um ritmo
rápido.

Aproveito para agradecer os seus comentários e desejar-lhe Boas Festas. Volte sempre.