Sunday, December 29, 2013

A VERTIGEM DO ABISMO

O Washington Post de hoje publica aqui uma fotogaleria das 86 imagens mais divulgadas em todo o mundo em 2013. A colecção não se destingue, quanto aos temas predominantes, daquelas que nos habituámos a ver desde há muito tempo em edições ou exposições realizadas com os mesmos critérios de selecção.

E a conclusão é sempre a mesma: são sobretudo as cenas de devastações provocadas por catástrofes naturais ou confrontos bélicos, os excessos, o burlesco, as desgraças alheias, enfim tudo aquilo que retrata o desequilíbrio do mundo ou da humanidade que mais cativa o interesse generalizado dos consumidores de imagens. Aliás, a atracção pelo desequilíbrio registado fotograficamente expressa-se também geralmente em todas as formas contemporâneas de expressão plástica, literária ou musical.

Anda a arte, como expressão avançada da trajectória da humanidade, por caminhos transviados para a depressão porque antecipa uma visão apocalíptica do futuro ou, pelo contrário, regista o sentimento sempre latente de atracção da humanidade pelo abismo?

A desregulação dos mercados financeiros (a finança é uma arte, os financeiros uns artistas embora não pareça aos olhos mais desapegados do lado material da vida) parece, se vista desta perspectiva, uma inevitabilidade rebocada pela vertigem do abismo que nos toca a todos. Talvez por isso mesmo, cinco anos depois do sismo financeiro de 2008, o sistema continua imperturbavelmente desregulado.



No comments: