Saturday, September 21, 2013

SE EU VOTASSE EM LISBOA

Não votaria em Fernando Seara.
Seara foi um péssimo presidente em Sintra, seria um péssimo presidente em Lisboa, que se confronta com entorses crónicos que continuam por resolver, e relativamente aos quais a administração de António Costa também não resolveu nem começou. Também não votaria em António Costa. Em quem votaria, então? Ainda bem que não tenho que decidir entre o mau, o péssimo e a abstenção. Porque, obviamente, nenhuma das outras candidaturas tem a mínima hipótese de vencer.
 
Lisboa continua, como alguém há uns anos atrás considerou, uma cidade abandonada. Mesmo nas avenidas mais centrais, como a Fontes Pereira de Melo, continua a exibir, a quem passa por Lisboa com olhos de ver, prédios enormes abandonados, a esboroarem-se há longos anos. O que é que pode fazer o presidente da Câmara para limpar Lisboa destes fantasmas urbanos, situados um pouco por toda a parte? Aliás, uma parte muito significativa destes avantesmas é propriedade da própria Câmara, que deste modo persiste em ser o exemplo mais evidente de um proprietário relapso. O que fazem ou fizeram os seus homólogos nas cidades europeias, para não ir mais longe, de igual ou maior dimensão. Pergunte-lhes, veja como procedem ou procederam, e adopte as soluções mais adequadas para atingir os fins que servem para tornar Lisboa mais amigável dos seus residentes e visitantes. Tal como está, não é, por maior que seja a nossa paixão por Lisboa. O trânsito continua caótico, o estacionamento melhorou mas continuam a entrar diariamente em Lisboa muito mais veículos do que a capacidade de respiração da cidade consente. A sujidade, os grafitti, os dejectos, supostamente, de caninos, as calçadas levantadas, o cheiro a urina mesmo em alguns locais bastante iluminados, são sintomas de que há muito alarve à solta mas também muita incapacidade para pôr cobro a esta falta de civismo. 
 
Um presidente da Câmara de Lisboa, que pretenda realizar a transformação da cidade numa cidade europeia tem de dedicar à cidade todo o seu tempo e cessar as suas actividades partidárias e de comentador televisivo. Tem de gostar do exercício das funções que os munícipes maioritariamente lhe confiaram, e Lisboa, para António Costa, é tão somente um trampolim.  

2 comments:

Anonymous said...

Quem será esse Seabra?

Rui Fonseca said...

Já corrigi.
Obrigado