Wednesday, February 25, 2009

A CAIXA - 3

aqui tinha comentado o criticável comportamento da CGD, e nomeadamente a compra generosa de uma participação de quase 10% do capital da Cimpor a um preço superior em 25% ao das cotações actuais da cimenteira. O negócio tem sido comentado pelos diferentes quadrantes políticos e foi hoje abordado no Parlamento durante a sessão de audição do Governo.
.
O PM desviou-se do assunto dizendo-se não informado e sem nenhuma obrigação de o ser. O Ministro da Finanças, não podendo dizer o mesmo, chutou desastradamente para canto afirmando que a Caixa, se não tivesse realizado o negócio, que lhe custou mais 65 milhões de euros relativamente às cotações da Cimpo em bolsa, seria obrigada a escriturar perdas que lhe reduziriam a matéria colectável e a sua contribuição em sede de IRC para os cofres do Estado.
.
Dito por outras palavras, as palavras do ministro querem convencer-nos que ganharam todos com o negócio: O vendedor, que encaixou 65 milhões; a Caixa, que deixou de ter perdas; o fisco, que encaixará mais IRC.
Um achado digno do próximo Nobel.
.

1 comment:

A Chata said...

Uns esquecem-se dos papeis que assinaram, outros dão explicações no minimo mirambolantes, outros estavam distraídos, outros têem sobrinhos ricos na Suíça, primos na China, outros assumem a sua outra nacionalidade quando a coisa aperta e lá vamos cantando e rindo, levados, levados sim, até onde?