Saturday, January 24, 2015

SABES PARA ONDE VAI O DINHEIRO QUE AÍ VEM?


"Não sabes? Mas sabes que sempre que entra dinheiro cá no sítio há logo uns quantos tipos que começam a ver qual a maneira de o apanharem e embolsarem. Repara: os bancos estão encalacrados com dívidas de empreiteiros a quem eles emprestaram mas não receberam porque os apartamentos, as moradias, os escritórios, e tutti quanti ficaram por vender quando estoirou a crise. Aquele apartotel na marginal está quase todo pendurado, um dia destes com o QE fica todo vendido. Desde que haja financiamento garantido, fica garantida a venda.
Agora já estás a ver o filme, não estás? 

A Caixa Geral de Depósitos já está a financiar o crédito à habitação a cem por cento, logo que haja liquidez do QE vai ser uma alegria para a banca. Enquanto houver activos imobiliários atascados nos balanços dos bancos o QE vai correr para lá. 
Não tem muito que saber, pois não? É sempre a mesma história."

2 comments:

Luciano Machado said...

Rui, em minha opinião a QE não vai significar forçosamente um financiamento da banca que alimente uma nova bolha especulativa do tipo da que vivemos não há muito. O alívio monetário vai seguramente alavancar a actividade mas mesmo que parte dos fundos seja canalizado para o financiamento à habitação só o serão na medida em que a pressão de lado da procura exista o que não me parece crível pelo menos no imediato.
O que se passa é que os bancos estão a arder com muitos financiamentos à construção que entraram em incumprimento por falte de compradores e é comum verem-se anúncios em prédios recém construídos a garantir um financiamento bancário de 100%, isto mesmo antes da QE.

Rui Fonseca said...

Viva, Luciano!

Obrigado pelo teu comentário.
A nota que editei no sábado foi-me sugerida, daí que tenha aparecido em itálico.
Mas parece-me que faz sentido.
É esperável que os bancos, e os detentores de dívida pública em geral, só venderão se tiverem melhores alternativas.
Existem alternativas neste momento em Portugal?
Esperemos que sim, mas uma delas é certamente o desembaraço dos empréstimos para activos imobiliários financiados pelos bancos. Há ainda muita propriedade imobiliária por vender.

Se a liquidez resultante da venda de dívida pública for em grande parte direccionada para transacções imobiliárias, o mercado do imobiliário reactiva-se, os preços sobem e a procura aparece.

Se uma outra parte for direccionada para operações especulativas em bolsa, receio que não sobre grande coisa para
os sectores transaccionáveis.