Wednesday, April 30, 2014

GUERRA NA EUROPA?

anotei no meu apontamento de ontem, aqui . Não linha lido ainda, nem sequer reparado que um título próximo era capa do semanário Der Spiegel na sua edição de anteontem. O artigo na versão em língua inglesa está aqui, e uma apreciação crítica  em português aqui.


A pergunta, alerta, do semanário alemão decorre da escalada de hostilidades no leste da Ucrânia. Hoje ouvi na rádio que Kiev já declarou a sua impotência para enfrentar a rebelião nas regiões pró-russas. O meu receio, é a cavalgada da extrema-direita na União Europeia. Por um lado ou por outro, a guerra é o fantasma que volta instalar-se na Europa. Sem desvalorizar o alerta do Der Spiegel considero menos ultrapassável pela via diplomática o risco que o nacionalismo, com os seus frutos perversos do racismo e da xenofobia, assalte a paz na Europa que o confronto na Ucrânia, onde há suficientes cruzamentos de interesses para forçarem ao reconhecimento de uma situação de facto idêntica aquela que reconduziu a Geórgia aos braços de Moscovo. 
---

2 comments:

Diogo said...

Basta olhar para um mapa da Europa e da Eurásia dos últimos 20 anos – com os sucessivos avanços da NATO e correspondentes recuos da Rússia - para se perceber a política assassina do Complexo Militar Industrial norte-americano. As revoluções coloridas e as primaveras árabes já fizeram milhões de mortos. Quantos mais vão ser necessários para aumentar os lucros da Defesa Privada americana?

Anonymous said...

Será uma realidade tão mais evidente quanto maior for a incapacidade do sector financeiro resolver os problemas dos grandes bancos. Não se pense que só foram os bancos que estiveram na origem da crise e que foi necessário resgatar por se terem intoxicado com os produtos financeiros tóxicos. também os grandes bancos como o Deutch bank estão contaminados mas devido á sua dimensão esta intoxicação só se fará sentir mais tarde e para se efectuar a desintoxicação serão necessários centenas senão milhares de milhões que neste contexto serão mais difíceis de arranjar. Qual a melhor solução para resolver um problema financeiro? Uma crise da dimensão do problema . Neste caso uma crise com uma guerra à mistura para que o dinheiro seja dissolvido nesta amalgama. Senão estaremos cá para ver.