Thursday, February 28, 2013

MUDANDO DE ASSUNTO



Encantam-me os pintassilgos. Pelas cores e pelo canto. Há umas décadas atrás eram abundantes na aldeia onde nasci. Depois, os pesticidas e os apanhadores quase dizimaram a espécie. Agora, não vejo pintassilgos na minha aldeia. Também desapareceram os grilos. Na Primavera havia concerto diurno dos pintassilgos e nocturno dos grilos à volta da nossa casa. Agora, o que mais se ouve é o ruído dos carros a acelerar num troço de estrada com limitação de velocidade que raros respeitam.
 
Hoje veio visitar-nos um pintassilgo. Andou confiante a debicar na relva e até pousou para a fotografia. Alegram-nos as poupas, hospedadas no telhado do prédio ao lado, geralmente desabitado,  os melros todo o ano, um tordo cantor vai e volta de vez em quando, os patos passam à distância, as garças brancas aparecem nesta época, uma garça real passa de manhã para oeste e à tarde em sentido contrário, os bandos de estorninhos chegam e demoram-se pouco, as perdizes aparecem de vez em quando, as gaivotas quando há temporal no mar, vão e voltam as toutinegras, os cartaxos, os piscos,  os chapins, procriam próximo os verdelhões, são residentes os pardais e as alvéolas. Há anos, quando havia por aqui menos habitações, hospedava-se e procriava por perto um casal de mochos galegos. Uma das crias, mais atrevida, saiu um dia de casa antes de saber voar. Entregámo-la aos cuidados de uma associação do ramo.
 
Pintassilgos, foi este o primeiro que avistámos aqui. À parte a foto tirada por detrás dos vidros, não o perturbámos. Esperamos que volte. Tem piscina à disposição. Só para pássaros, ainda que as finanças nos tenham avistado, para efeitos de IMI, uma piscina que nunca existiu.    

2 comments:

JPA said...

Muito bonito, pois é um macho, o vermelho na cabeça chega aos olhos.
Caso fosse uma fêmea, o circulo vermelho era mais pequeno.

Abraço
JPA

aix said...

...na Vila D'Ala deleito-me a ver e ouvir esses que nomeias (são tantos!) e mais, como cegonhas,
corvos (uns bacanos!),melros (uns espertos),agora cucos e poupas(boubelas nalgumas regiões)e até o matraqueador pica-pau.Umas harmonia na Natureza que os humanos não imitamos.Abç