Saturday, February 09, 2013

LINCOLN





 
Oscar Index Lincoln

Lincoln de Spielberg está nomeado para doze óscares da academia de Hollywood, pode até ser considerado o melhor filme de 2012, mas está longe de ser uma das melhores obras do realizador da "A Lista de Schindler" de "Resgate do Soldado Ryan", "ET", entre outros. Centrado num período relativamente curto, que antecede a aprovação pelo Congresso da sua proposta de Emenda (13ª) à Constituição, que aboliria a escravatura nos EUA, o script  restringe-se essencialmente   às diligências e estratagemas, até com algum recurso a negócios corruptos, para conseguir os votos necessários, antes que a guerra terminasse, para que a escravatura fosse legalmente abolida.

 
Com algumas imprecisões históricas - vd. aqui -, Lincoln, no entanto, merece ser visto.
Registo uma cena, que não sendo excepcional do ponto de vista artístico, é emblemática do ponto de vista histórico: aquela em que, já derrotados os confederados do sul, tentam negociar com Lincoln a possibilidade de, no Congresso, e qundo nele viessem a ser representados, poderem anular a 13ª. Emenda e invalidar a abolição nos estados que votassem nesse sentido. Obviamente, Lincoln rejeitou, até porque isso representaria voltar de facto à situação que tinha espoletado a Guerra Civil e dizimado mais de 600 mil homens.
 .
O fim da escravatura, segundo os confederados derrotados, teria consequências dramaticamente negativas sobre a economia dos estados do sul. Um argumento que ainda hoje subsiste no sul,  como justificação moral não acolhida pela história. Não pode, no entanto, ignorar-se a importância, naquela época, do trabalho escravo na economia do sul sustentada nas culturas do algodão, entre outras. 
 .
É curioso, contudo, que segundo Stefan Zweig, tenha sido a abolição muito tardia da escravatura no Brasil que determinou o adiamento da mecanização e, desse modo, comprometeu o desenvolvimento económico brasileiro. Se Zweig tem razão, e tudo leva a crer que sim, a abolição da escravatura nos EUA não só não comprometeu o crescimento económico do sul como provocou a sua passagem para a era industrial.

No comments: