Tuesday, August 14, 2012

O LAMBE BOTAS

"Mas também foi eleito pelos colegas como o "maior lambe botas"

Quando Mitt Romney aceitou, há dias, escolher Paul Ryan para o acompanhar no ticket republicano à conquista da presidência dos EUA em Novembro, resignou-se à mesma imposição da ala mais conservadora do partido de há quatro anos atrás, quando John McCain foi obrigado a aceitar a companhia de Sarah Palin. E se com Sarah Palin os conservadores contavam com o populismo da ex-governadora do Alasca para mobilizar os sectores mais tradicionalistas do país, com Paul Ryan esperam garantir o eleitorado radical que considera Mitt Romney demasiado liberal, no sentido que os norte-americanos dão ao termo.

Qando dentro de pouco mais de dois meses os norte americanos votarem  para a eleição do próximo presidente, as opções em confronto imporão uma escolha que não poderia ser mais clara. Simon Schama, professor de Columbia,  considerava há dias no Financial Times que a escolha de Novembro será entre Franklin Roosevelt e Ayn Rand, mas exagera. Desde logo porque quem concorre à presidência é Mitt Romney, não é Paul Ryan. E Mitt Romney não é um discípulo de Ayn Rand ainda que a sua visão política do Estado o coloque uma distância bem visível das opções da administração de Obama. De entre todas as diferenças que essa distância comporta, a política de segurança social, embora mitigada até por representantes do seu próprio partido, é a mais emblemática mas também a mais fracturante das medidas tomadas por Obama.

Sobreviverá a "Medicare" a uma eventual mudança de administração na Casa Branca em Novembro?
Mitt Romney já assegurou que não e a  candidatura de Paul Ryan à vice-presidência apenas reforça aquela determinação de Romney. Há quatro anos a vitória de Obama foi clara mas não foi esmagadora. Num contexto económico ainda deprimido, Romney irá prometer até o que não poderá cumprir. Não será o caso da "Medicare", um tema em que, se for eleito, sê-lo-á essencialmente em função da promessa feita de anular a política de Obama nesta matéria.

E faz sentido que, tendo sido Obama eleito também por ter prometido introduzir nos EUA um sistema de segurança social capaz de abranger cerca de 30 milhões de norte-americanos que estavam desprotegidos, seja vencido por ter cumprido? Para os norte-americanos fará. Porquê? Alguns dirão que  será o trunfo do lambe botas.

No comments: