Monday, August 13, 2012

OLIMPICOS, MAS POUCO

mais fotos aqui

Um dos maiores circos do mundo, que de quatro em quatro anos monta instalações e pode ser visto em toda a parte do mundo, terminou ontem, e como é costume, com mais pompa e luminância que nunca. Para lá das competições entre atletas e, mais notoriamente entre países, há uma competição em grandeza kitsch entre os países organizadores que se exibe na abertura e encerramento do espantoso evento que se traduz em sucessivos recordes, segundo os observadores geralmente bem informados. O Brasil, próximo anfitrião, já está em pulgas para montar este Carnaval diferente e promete gastar o que pode e o que não pode para conquistar também esta medalha única.

Não me impressiona a generalidade das modalidades olimpicas mas ninguém que esteja acordado pode ignorar o fenómeno que põe tanta gente horas a fio a olhar absorta os ecrans de televisão. Dei uma olhadela a uma ou outra modalidade, continuo a não entender por que desígnio há quem entegue uma parte da sua vida, por exemplo, à tentativa de redução de um milésimo de segundo numa corrida de cem metros; assim como não entendo os critérios que afastam da consagração olimpica os artistas do futebol mais aplaudidos e imperialmente pagos. Dir-me-ão que se pretende preservar a imagem do desporto amador nos jogos olimpicos mas toda a gente sabe que o argumento é treta.

Numa olhada ao quadro das medalhas olimpicas, ressalta, para além da comparação do incomparável -países com a dimensão económica dos EUA ou da China (os dois primeiros do quadro de honra) com outros centenas ou até milhares de vezes mais pequenos -, a continuidade da supremacia norte-americana perseguida pelo sucesso desportivo da China, replicando o sucesso à vista na ultrapassagem dos americanos na modalidade força económica.

Tanto aparente sucesso de um regime ditatorial acabará, mais tarde ou mais cedo, se não abrir falência entretanto, por questionar as razões do insucesso aparente da democracia.
Até onde dois rankings de grandeza, económica e desportiva, liderados pela China podem suscitar o confronto dialético aberto entre ditadura e democracia?
.
Se ao menos, entretanto, a UE fosse uma entidade politicamente integrada e se apresentasse como tal no Rio... 

No comments: