Wednesday, January 25, 2017

UM TIPO ESPERTO

"O Governo e o Banco de Portugal receberam uma proposta de António Esteves, ex-Goldman Sachs, de 15 mil milhões de euros, cerca de 8% do PIB nacional, para comprar 30 mil milhões de crédito malparado no sistema bancário português, metade do qual já estará provisionado.
António Esteves garante ter um cheque pronto com o suporte de um grande banco internacional que não revela e um plano traçado com o apoio da consultora Deloitte e do escritório de advogados Vieira de Almeida.
Sem revelar pormenores, o investidor garante que a proposta reúne duas condições centrais para ter sucesso: compra o malparado aos bancos pelo valor que têm em balanço, pelo que não teriam de assumir essas perdas, nem por isso ser recapitalizados; e exige uma garantia pública sobre títulos a serem emitidos em mercado, o que poderia passar pelo crivo europeu das ajudas de Estado." - vd. aqui

Resumindo: O sr. António Esteves propõe-se limpar os rabos dos bancos (até os banqueiros os sujarem novamente) desde que o Estado lhe limpe o rabo com mais dívida pública. 

No comments: