Friday, January 06, 2017

TRUMP CONTRA TODOS, EXCEPTO PUTIN E COMPANHIA

Mr. Trump recebe hoje os relatórios de 3 agências de "intelligence" norte-americanas que concluem ter havido interferências dos serviços russos de espionagem nas eleições norte-americanas com o intuito de o favorecerem. Veremos como como é que Trump, que tem insistentemente tuitado contra os serviços secretos de informação do seu país se limpa a este guardanapo. 

Atirando em todas direcções, salvo Putin, Marine Le Pen, Nigel Farage, e outros comparsas da mesma trupe, a quem não regateia abraços, Trump, depois de avisar os chineses que vai colocar barreiras alfandegárias para proteger os empregos nos EUA, que Obama deixa em situação de quase pleno emprego, ameaça impor direitos aduaneiros à importação de carros Toyota se o fabricante japonês não desistir de aumentar as suas actividades no México. Já tinha ameaçado a Ford e a General Motors no mesmo sentido, mas enquanto estas, por serem norte-americanas vão dizendo que sim, veneradoras e obrigadas, os japoneses não parecem amedrontados e já anunciaram que não vão desistir do fazerem o que melhor entenderem, não se esquecendo de recordar a Trump as muitas fábricas que têm nos EUA e os empregos que elas garantem, principalmente no Kentucky.

Trump tem estado a negociar vários processos em disputa judicial antes de tomar posse no próximo dia 20. Um desses casos parece, no entanto, pairar sobre a "inauguration" como uma nuvem de mau augúrio para o sujeito que tem por lema comprar o que for preciso comprar para chegar onde quer chegar. 
José Andrés, um mundialmente reputadíssimo chef espanhol aceitou um convite de Trump. Quando Trump, durante a campanha eleitoral, começou a atirar ameaças contra os mexicanos, José Andrés denunciou o contrato invocando que a sua cozinha é espanhola e a maior parte dos que a apreciam são falantes da sua língua materna. Reagiu Trump exigindo a Andrés uma indemnização de 10 milhões por quebra de contrato, ripostou Andrés pretendendo ser indemnizado com 8 milhões por alteração dos pressupostos em que assentava o sucesso do seu trabalho. 
---
Segundo notícias de última hora Trump já reagiu aos relatórios das agências considerando-os como uma caça à bruxas e que se recusa acusar a Rússia de interferência nas eleições em que foi eleito.
Ninguém esperaria o contrário.

No comments: