Thursday, January 26, 2017

PODEM BATER À VONTADE

Duma, o parlamento da Federação Russa, votou esta semana a descriminalização da violência doméstica, salvo se das sevícias resultarem danos físicos que exijam intervenção médica. 
Tudo em nome do regresso ao tradicionalismo, um dos pontos de apoio do populismo que sustenta o terceiro mandato do sr. Vladimir Putin, o amigo de Mr. Trump e Mme. Marine Le Pen, entre outros.

A notícia vem publicada aqui, mas parece não estar a mobilizar a consciência colectiva das sociedades por enquanto livres. 


A Igreja Ortodoxa Russa apoia o voto da Duma considerando que, segundo as Escrituras e a tradição russa, a punição física é um acto razoável e de amor porque é parte essencial dos direitos concedidos aos pais por Deus".

Comentários, para quê? Indisfarçadamente os valores civilizacionais estão em retrocesso onde era suposto terem ganhado raízes suficientemente profundas para resistir a vendavais populistas. 
Na Rússia, reconheça-se, nunca ganharam.  

2 comments:

Ze Muacho said...

Tem toda a razão; o Putin mais os primos dele, os Trump, os Le Pen, etc., são mesmo uns malandros.

Ah, já agora, não poderia dizer uma palavrinha, mesmo que seja muito baixinho, sobre a maneira como a violência doméstica é tratada nos países muçulmanos?



Rui Fonseca said...


Zé Muacho,

É sobejamente conhecida a submissão da condição feminina nos países muçulmanos em geral.
E de forma tão forte que só mesmo os que não querem ouvir não ouvem.
Ressalve-se, contudo, que nem todas as mulheres nuçulmanas se resignam a essa sujeição e há cada vez mais muçulmanas a reivindicarem a paridade de direitos.

Na Rússia está a observar-se um retrocesso neste campo, e é esse retrocesso que justifica a notícia do Economist. Dos países muçulmanos espera-se a notícia da emancipação das mulheres.
A sujeição feminina muçulmana não é notícia é um facto lamentável.