Saturday, November 29, 2014

JEFF MALASARTES

Para uns, Jeff Koons é um artista menor, um artesão de kitsch.
Para outros, Koons é um génio e uma das sua obras, Balloon Dog (orange), atingiu em Novembro do ano passado mais de 58 milhões de dólares, num leilão da Christie´s, um record para uma artista vivo.
O Centro Pompidou acolhe agora uma retrospectiva deste artista norte-americano, nascido em 1955. 
O crítico de arte do Financial Times esteve lá, e não gostou. Considera a exposição absurda e repulsiva até.  Explica aqui porquê. 

Merece uma leitura. Não porque dela se apreenda qualquer reflexão filosófica sobre a total disparidade de opiniões que a arte contemporânea suscita entre os especialistas na matéria mas porque realça a mistificação em que sempre se embrulhou a condição humana e que anda de braço dado com a mitificação, que é uma forma de religiosidade, dos ícones e dos ídolos que a mistificção talhou.

Nas artes plásticas como em todas as artes e artistas em geral.

 Puppy - Guggenheim Bilbao


Balloon Dog


1 comment:

Unknown said...

Sendo um tema evitado faz bem a quem gosta de questionar dar uma olhadela ao mercado da arte na frente ribeirinha de Miami onde os preços de "obras" de artistas referenciados em edições e videos normalmente promovidos pelos marchands atingem valores de milhões, com rebentos das nomenklaruras da Russia, emiratos arabes e Africa como principais vítimas..perdão clientes.