Sunday, November 09, 2014

COM QUEM VAI JOGAR O F C BARCELONA?

Vinte e cinco anos depois, a guerra fria reacendeu-se, e do lado ocidental a união europeia é uma quimera sacudida pelo ressurgimento de nacionalismos e egoísmos colectivos que se propõem, indisfarçadamente, aniquilá-la. Czar Putin joga agora a sua cartada de recuperação do desmoronamento de um regime que ele serviu e que nem ele nem o nacionalismo russo que o aplaude alguma vez digeriram.

Deste lado, a coincidência da celebração da queda do muro de Berlim com o dia da consulta popular na Catalunha, que não se distingue formalmente de um referendo não vinculativo, é muito sintomático da vaga nacionalista que atravessa a Europa e que se propõe começar por desintegrar a Espanha. Na sua origem estão razões que se sustentam fundamentalmente no egoísmo que pretende uma Catalunha mais rica desvinculada de laços de solidariedade com as regiões mais desfavorecidas de Espanha. Nada que não seja imitação do que se observa na pseudo união europeia.

Não, por acaso, a Europa nunca conheceu um período de paz tão longo como aquele que se iniciou a seguir ao último conflito mundial com a construção do edifício que seria a casa comum europeia. Os europeus, no entanto, subestimam a paz e ensaiam, das formas mais diversas, mas subordinadas a um mote comum - o nacionalismo, que transporta racismo e a xenofobia - a desintegração da união e a fermentação da guerra.

---
Correl. - aqui: "Las 10 consecuencias económicas de una Cataluña independiente"

No comments: