Sunday, November 03, 2013

ELES ESTÃO É GANHANDO DEMAIS

A 2 de Novembro de 2008, o governo anterior decidia privatizar o BPN. Se o facto da inevitabilidade da privatização, ao tempo, é discutível, é indiscutível que ela foi realizada de forma claramente incompetente. Cinco anos depois do anúncio do monumental roubo, ninguém foi condenado. E, no entanto, o maior escândalo financeiro português de sempre, teve e continuará a ter um impacto tremendo nas contas públicas, o mesmo é dizer no bolso de (quase) todos os portugueses.
 
De um artigo publicado no jornal "Público" de ontem, transcrevo:
 
"Na qualidade de ex-accionista e de ex-administrador da SLN/BPN, Dias Loureiro interveio, no início da década passada, em várias operações, nomeadamente na compra e venda de duas empresas tecnológicas de Porto Rico (a Biometrics e a Newtech). A Biometrics, qu estava falida, e a New Tech, que não chegou sequer a iniciar actividade, custaram ao BPN 36,4 milhões de dólares. Mas esta verba não chegou a ser registada nas contas do grupo e procura-se o seu rasto."
 
Este é apenas uma das muitas actividades a que se dedicaram uns quantos indivíduos na abertura de um buraco de que ainda não se vê o fundo, e que os media têm, ao longo deste anos, descrito e reescrito repetidamente em vão.
 
Do Expresso de ontem, transcrevo, também a propósito:
 
"Juntou meio mundo o casamento de Miguel Relvas (do governo só não estiveram os ministros do CDS, Nuno Crato e Maria Luís Albuquerque) ... Manuel Dias Loureiro foi das presenças mais divertidas, dançou até as tantas e foi o último, consta a deixar a pista"  
  
Hoje, o "Público" relata declarações do presidente do sindicato dos juízes, resumindo em título que  os juízes "estão no limite da indignação". E porquê? Porque, segundo o sindicato, os juízes se consideram mal pagos. Não terão os juízes ainda reparado que a opinião pública avalia muito negativamente a administração da justiça em Portugal de que resulta, em grande parte as razões pelas quais se queixam militares, polícias, enfermeiros, professores, etc., além deles, juízes?

3 comments:

Anonymous said...

que diferença me faz esperar por uma sentença dez anos E UM DIA?

Anonymous said...

que diferença me faz esperar por uma sentença dez anos E UM DIA?

Rui Fonseca said...

É um comentário muito subtil.

Pode explicar melhor, por favor.