Sunday, March 22, 2009

CONTA ORDENADO XL

Quem ontem viu a transmissão do Sporting-Benfica, e não tenha tido olhos apenas para o número de vezes que os jogadores se mandaram ou foram mandados ao chão (seguramente, mais do que uma vez por minuto, pelo menos na segunda parte), deve ter reparado que, de entre os anúncios colocados nas barreiras laterais, havia a promoção do BPN a uma "Conta Ordenado XL".
.
É bem possível que a campanha publicitária tenha sido contratada antes de o BPN ter sido nacionalizado, em sequência dos actos que são semi-conhecidos e que comprometeram irremediavelmente a honorabilidade (que deveria ser o maior activo de um banco) do BPN. Mas a continuação de uma promoção que, a julgar pelo recorte, se propõe oferecer vantagens aos que optem por receber os seus vencimentos através do BPN, confirma aquilo que toda a gente sabe: que o BPN oferecia vantagens especiais às quais não poderia deixar de corresponder a assumpção de riscos excepcionais. A garantia dos depósitos (e dos juros) a estes clientes imprudentes é um dos exemplos do "risco moral" que tende a fomentar no futuro situações idênticas. Não havendo perdas, porque o Estado respalda os riscos, a imprudência será sempre tentada à reincidência.
.
Depois de alguns meses de gestão pela CGD, com a fiança do Estado e o comprometimento forçado dos contribuintes, o BPN continua a operar sob uma marca estropiada sem que se saiba porquê. E a promovê-la em cenários de luxo.

1 comment:

A Chata said...

Devia ser uma conta deste tipo a que se referia o sr. Prof. Dr. (não sei se os títulos estão todos) Francisco Comprido quando ao ser questionado sobre que garantias tinha dado para um empréstimo pessoal que lhe foi concedido pelo banco 'estrangeiro' Insular, respondeu:
O meu salário era bastante superior oa montante pedido no empréstimo, foi um acordo verbal...