Friday, November 24, 2006

O PREÇO DAS ROLHAS

Em entrevista ao Dia D de hoje, Miguel Champalimaud, que entre outras muitas coisas possui e gere a Quinta do Côtto e Paço de Teixeiró, no Douro, diz porque razão optou começar a utilizar, este ano, cápsulas de alumínio (screwcaps, provenientes de Itália) em substituição das portuguesas rolhas de cortiça.

Para além de outros argumentos técnicos MC, opta pelas screwcaps porque são mais baratas: cada rolha de cortiça custa entre 25 e 50 cêntimos, se for de qualidade pode chegar a um euro, mais do que o preço de custo de um litro de vinho. As screwcaps custam entre 20 e 25 cêntimos por unidade.

Ainda, segundo MC, o sector vinícola está em estado débil. Há excesso de produtores, de marcas, de produtos, de burocratas, de institutos, de governo…Criaram milhares de empregos para nos policiar… Custam-nos 20 cêntimos por garrafa.

Conclusão: Estava prisioneiro dos corticeiros e o preço das rolhas era superior ao preço do vinho nas pipas. Usando as screwcaps, o preço das rolhas, incluindo as da burocracia institucionalizada, reduz-se para metade.
.
Por agora, livra-se do monopólio Amorim mas não se livra do monopólio Estado.

No comments: