Sunday, October 22, 2006

JOVENS & LIBERAIS, Lda - Carteis

Manuel Alegre deu uma entrevista ao DN onde, alem do mais, defende o aumento dos impostos sobre os lucros dos bancos. Com esta, o poeta pôs a neoliberança toda em transe. Em vez de criticarem, chacotearam, que é a táctica normalmente usada por quem não tem argumentos consistentes.
A propósito de um destes posts que pretendem ridicularizar em vez de criticar de forma honesta, coloquei comentário em
O que para aí vai de alegre pancada no Alegre!
E, no entanto, a questão mereceria um pouco mais de atenção e menos de irrisão.
É um facto indesmentível, porque eles próprios se encarregam de propagandear, que os lucros dos Bancos (consistentes ou não, um dia se verá) nada têm a ver com a miserabilidade em que a economia portuguesa se arrasta já há alguns anos. Não há Banco que se preze que não anuncie, semestralmente, pulos de lucros sempre de dois fortes dígitos.
Como é possível uma vaca esquelética ser tão generosa na produção de leite?
Por outro lado, os impostos sobre esses lucros, façam-se as leituras que se fizerem, são sempre mais magros do que aqueles que incidem sobre as actividades não financeiras.
Porquê?
Há cerca de uma ano a PJ desencadeou uma operação que envolveu a apreensão de documentação que, sabe-se agora, carrega, só no caso do BCP, um camião. Os bancos envolvidos são suspeitos (por atenção ao princípio de que ninguém é culpado antes de julgado) de operações triangulares de evasão ao fisco ( se tambem têm outros objectivos, era bom saber-se, mas certamente não se saberá).
De modo que fazer chacota do assunto não parece que ajude à discussão honesta do mesmo.
Não lhe parece?

No comments: