Friday, October 20, 2006

JOVENS & LIBERAIS, Lda - Consumo e Poupança

Comentário colocado em Lóbi do Chá , a propósito do post "A armadilha da poupança"

Caro JCS,

Quem nos ler deverá pensar "que grandes maduros!".

V., JCS, faz uma crónica a criticar uma recomendação de poupança.


Tese sua: Poupança, uma ova, se toda a malta se põe a poupar, pára o combóio!

Leio, e comento: Poupar também é preciso. Sem poupança não há investimento. Sem investimento não há crescimento económico. Além do mais, acrescento, o consumo só é dinamizador da economia se não for importado. Haverá crescimento no local exportador. De modo que mais tarde ou mais cedo, o consumidor terá de ir trabalhar para o local do exportador.


Isto, meu caro JCS, é do ABC da Economia. Não o conheço, mas olhando à volta, estou em crer que não só domina o ABC mas a Cartilha toda. Por isso, desde logo pensei: está a brincar connosco.

Mas V., JCS, insiste e, sem retorquir o que eu disse, volta com a tese de que se acabar o consumo acaba o mundo.Elementar meu caro JCS. Claro que acaba. Mas quem é que defendeu o fim do consumo?

Mas se acabar a poupança o mundo também acaba. Leva é mais um bocadinho de tempo.

Não acha?

Acho que embarquei numa conversa de chacha.

No comments: