Tuesday, October 03, 2006

ALARVICE CONVENIENTE

O ALBERTO VINGOU-SE

E vai cobrar rendas ao Estado:

«O despacho governamental, ontem divulgado pelo Diário de Notícias funchalense, insere-se no prometido contra-ataque de Jardim contra normas previstas na nova Lei de Finanças das Regiões Autónomas que exigem maior rigor e transparência à administração regional, penalizam a violação de limites de endividamento e definem novos critérios para as transferências do Estado que, tendo em conta os índices de riqueza e custos de ultraperiferia, favorecem os Açores. A medida de retaliação ordenada por Jardim é justificada para arrecadar novas receitas que compensem o corte nas transferências do Estado. Mas isenta de custos os serviços do representante da República, Monteiro Diniz, que, enquanto representante do Presidente da República, o governante madeirense não pretende envolver neste litígio com o governo de José Sócrates. Isto porque pretende, numa fase posterior, pedir a Cavaco Silva a não promulgação da nova lei. O diploma, sobre o qual as regiões devem emitir o respectivo parecer até hoje, deverá ser aprovado esta semana pelo Conselho de Ministros.»
.
Caro J.

V., e muito boa gente, indignou-se com a alarve ameaça de retaliação do Alberto João.
Antes de mais, quero dizer-lhe, mais uma vez, que acho o personagem sinistro e jamais pertenceria ao clube de uma alimária do calibre dele.
Contudo, porque não sou partidário, vejo na retaliação uma oportunidade que o Governo deveria aproveitar.
Diz-se por aí, por toda a parte, que há funcionários públicos em excesso.Verdade ou mentira, deixemos o assunto para outras núpcias.
O que é certo, contudo, é que há edifícios a mais no património público. O aproveitamento do espaço pertença do Estado é uma calamidade.V., Jerico, já uma vez se indignou com uma intenção de redução do espaço atribuido a alguns Ministérios. Suponho que não passou de intenção porque nunca mais se falou no assunto. O que é uma pena.O número de edifícios subutilizados e de espaços abandonados é gritante.
Há dias, passava eu pela Rua Ferreira Borges, ali a Campo de Ourique e dei comigo a pensar no que estará para lá daqueles muros altos vermelhos velhos que em tempos deram guarida ao Batalhão de Sapadores de Caminhos de Ferro. Você sabe?
A lista é longa.
Pois bem: Imagine que este Governo decretava que todos os Ministérios devereriam pagar uma renda pelos espaços ocupados. Que acontecia?Pois saber-se-ia que espaços estão desaproveitados.
De modo que, continuando eu a pensar que o senhor Alberto é um alarve, os meus interesses de pagador de impostos coincidem, acidentalmente, com a retaliação do tal João.
Assim como no Judo: o golpe deve aproveitar o impulso do adversário, segundo parece.

No comments: