Wednesday, February 11, 2015

ARTES DE ROUBAR ARTE

A notícia vem publicada aqui e aqui: Foi apreendido e confiscado ontem  a um banco privado suíço de Lugano um retrato de Isabel de Este, duquesa de Mântua, atribuído a Leonardo da Vinci, que é uma réplica quase exacta de um desenho conservado no Louvre. A obra, que há séculos se encontrava desaparecida, iria ser transaccionada por 120 milhões de euros, presumindo a polícia que esteja envolvida na transacção uma poderosa rede de exportação de obras de arte furtadas.
.

Também no El País é hoje notícia - vd. aqui -  o início do julgamento do electricista de Picasso durante os seus últimos três anos de vida do artista, acusado de lhe ter furtado 280 obras. Em Novembro de 2010 anotei aqui a notícia da descoberta de tantos  "Picassos" no sótão da casa do electricista. A história contada hoje é sensivelmente diferente e melhor conhecida, continuando o agora réu a argumentar que os quadros lhe foram oferecidos pela última mulher de Picasso, para quem continuou a trabalhar, durante mais treze anos, até ao suicídio desta.
E por que não? É inverosímil mas é possível.

Acresce que também o motorista, que terá recomendado o electricista a Picasso, foi acusado de ter roubado quase 200 quadros, não tendo o processo judicial conta ele e a mulher prosseguido por ambos terem, entretanto, falecido. Não consta que tenha o motorista invocado também em sua defesa a benemerência da viúva suicida,  mas não é impossível que a prodigalidade de Jacqueline Roque, que Picasso terá retratado mais de 400 vezes, não tenha beneficiado também o motorista.

1 comment:

Emmanuel said...

http://youtu.be/21CN815v2G0 http://emmanuel959180.blogspot.in/