Monday, April 01, 2013

CACILHEIRO SHOW

Via-a  há dias, numa travessia de  zapping, a receber o primeiro-ministro no Palácio da Ajuda, dentro de uma indumentária que, assim de relance, me pareceu um remake patusco da Carmen Miranda. Artista do regime, foi a etiqueta que lhe vi colocada por uma das comentadoras que emolduram o recentemente reforçado plantel televisivo. Do regime ou não, o certo é que, mesmo aqueles que não apreciam a arte plástica de Joana Vasconcelos, não podem negar-lhe a sua capacidade de afirmação e o seu sucesso internacional.
 
Visitámos a sua exposição na Ajuda no segundo dia a seguir à abertura. A afluência do público não era impressionante mas as duas filas de espera eram mais longas quando saímos, causadas não apenas pela procura mas também porque a originalidade da mostra começava logo na bilheteira com uma pergunta dos bilheteiros que só não é absurda em Portugal: quer número de contribuinte na factura?
 
Em Maio coloca um cacilheiro transformado em arte total, expressão dela, em Veneza. Que não irá pelo próprio casco mas à boleia, às costas de um cargueiro - vd aqui.  Alguém tem dúvidas que vai dar nas vistas? E se a artista diz que é arte, e, demais a mais, total, quem poderá duvidar?
 
 
A noiva, rejeitada em Versalhes, no Palácio da Ajuda
 

No comments: