Com o regresso, já amanhã, de Sócrates à ribalta, o confronto político vai exacerbar-se sendo esperável que os planteis* de comentadores contratados pelos diferentes canais televisivos alinhavem, em grande medida, as suas prédicas em função do que disser o retornado.
Sócrates, é muito evidente, quer voltar à política activa e sabe que o actual governo passa por um caminho de brasas vivas, como seria facilmente vaticinável desde o momento em que Passos Coelho, cometendo um erro político crasso, desobrigou o PS de se comprometer com a execução do memorando assinado pelo trio - PS, PSD, CDS - com a troica. A aparição de Sócrates vai detonar uma guerra de argumentos acerca das culpas pelas quais o país chegou à situação em que se encontra e que ninguém sabe onde vai parar. O primeiro e essencial objectivo de Sócrates vai ser a defesa dos seus governos atacando o que se lhe seguiu e, naturalmente, aqueles que, segundo ele, o apearam ou contribuiram, directa ou indirectamente para isso.
Se Sócrates vai ganhar ou perder o combate, só mais tarde se saberá. Na fase actual do jogo, os ventos são-lhe francamente favoráveis. E, como diz o outro, ele não tem medo nem vergonha, atributos que geralmente levam em ombros os demagogos.
---
*Plantel . s.m. Bras. Lote de animais de boa raça, especialmente bovinos e equinos, reservados para a reprodução. Grupo de animais selecionados.
Fig. Grupo de atletas de agremiação desportiva, principalmente de futebol, com que se conta para formar uma ou mais equipas.
Fig. Grupo de atletas de agremiação desportiva, principalmente de futebol, com que se conta para formar uma ou mais equipas.
No comments:
Post a Comment