Saturday, February 06, 2016

DESTAPE OS OLHOS

A TAP volta a ser uma empresa publica; 
O Estado passará a deter 50% do capital; 
A participação do consórcio privado recua para 45%, 
mas a gestão será privada; 
Os 5% restantes serão detidos pelos trabalhadores, até mais ver.  
A administração, com 12 membros será paritária: seis para cada lado. 
Tudo por 1, 9 milhões de euros, 
uma ninharia. 
(mais detalhes já conhecidos do acordo aqui)

Quem ganha, quem perde?
Os 5% dos trabalhadores, em conjunto, dependendo das condições em que lhe serão atribuídos, podem ter a força accionista de uma golden share. Como não é provável que o consórcio privado tenha aceitado recuar para uma posição em que fica refém das posições accionistas dos trabalhadores teremos de aguardar para ver.  

Ganhadores são ainda os membros do CA nomeados pelo Estado, comissários políticos, que rodarão consoante rodar o governo em São Bento. De qualquer modo é neles que se reforçará o poder do consórcio privado. Porque, das duas, uma: ou os administradores políticos são capturados pelo consórcio (hipótese mais provável) ou alguns entram em confronto com ele e serão, expeditamente, anulados. 

Admito que seja uma perspectiva cínica mas calculo que aqueles 1,9 milhões de euros é quanto custará a jóia de entrada de cinco ou seis boys no CA da TAP. Não sabemos por enquanto de que lado ficam as responsabilidades por garantias dadas pelo Estado aos credores. Só conhecendo também esta parte do acordo se pode ter uma ideia mais aproximada do preço pago por esta semi-nacionalização, sem sentido, para os contribuintes portugueses. 

2 comments:

IsabelPS said...

É talvez a coisa mais absurda de todas. Para quê???

Rui Fonseca said...


Curioso é que ninguém fala, ou pelo menos não tenho ouvido falar, da importância dos 5% a vender (?) aos trabalhadores. E, no entanto, numa relação 50/45/5 a posição dos 5% pareceria decisiva mas, pelos vistos, não será. É o que depreendo de uma entrevista, breve, que ouvi esta manhã ao presidente do sindicato (não percebi qual) dos trabalhadores da TAP. Não disse uma palavra sobre o assunto. E,no entanto, a questão da posição accionista dos trabalhadores, sobretudo dos pilotos, foi motivo de muita luta sindical até muito recentemente. Desapareceu a motivação deles?
Teremos de esperar para ver. Para já, percebe-se que há muita coisa escondida.