"As autoridades italianas cobriram várias estátuas de nus nos Museus Capitolinos, em Roma, para evitar possíveis ofensas durante a visita de Hassan Rouhani, presidente do Irão. Segundo as imagens divulgadas pela imprensa internacional, Matteo Renzi e Rouhani foram fotografados junto a uma estátua equestre do imperador Marco Aurélio, enquanto à volta os exemplos de nus surgiam cobertos por grandes painéis." - vd. aqui
---
* "Submissão" é também o título do livro de Houellebecq que comentei aqui.
---
* "Submissão" é também o título do livro de Houellebecq que comentei aqui.
Não sei de outra palavra que resuma melhor a postura de cócoras da cultura ocidental perante a obtusidade civilizacional da cultura islâmica actual.
Curiosamente, em Novembro passado, voltaram a ser expostas no Museu de Arte Contemporânea de Teerão, vd. aqui, as obras de arte coleccionadas pela mulher do Xá, que se encontravam encerradas num cofre forte desde 1979. Valeram a estas obras agora libertadas - de Picasso, Rothko, Warhol, Pollock, Gauguin, Bacon, e vários outros - não despertarem aos olhos dos clérigos islâmicos concupiscência que os motive.
Khomeini só as mandou para a prisão num cofre forte, e Hassan Rouhani libertou-as 36 anos depois. Houve progresso, esperemos que não haja retrocesso.
No comments:
Post a Comment